Você já seguiu meus conselhos, leu bastante e já tem uma base do que é Bruxaria.
Ótimo, mas agora sua cabecinha deve estar borbulhando de perguntas novamente. Acredito que algumas delas sejam como essa:

- Não tenho dinheiro pra comprar meus instrumentos e livros. O que eu faço?
Resposta: Tenho que concordar que livros sobre Bruxaria de qualidade são um pouco caros mesmo.

Mas gente, a internet está aí, com sites de boa qualidade (outros não), e você pode tirar muita coisa boa. Além do que tem muitos sebos por aí que vendem livros sobre Paganismo a preço de banana (acreditem, é de banana mesmo), em último caso junte-se com um grupo de amigos, façam uma vaquinha e comprem os livros coletivamente.

Quanto aos instrumentos, bem, muitos são feitos por nós mesmos artesanalmente, poucos em sim são comprados, a não ser que você tenha muito dinheiro, ou seja, preguiçosa você fará questão de comprá-los todos já prontos, mas já eu prefiro fazer minhas coisas do meu jeito.

Um caldeirão pequeno custa entre R$ 18,00 e R$ 25,00 nessas lojas que vendem panelas. Um athame custa entre R$ 40,00 e R$ 60,00.

- Minha família é contra. E agora?
Resposta: Acredito que esse seja o problema de 80% das pessoas que começam a estudar Paganismo. Essa é uma dura realidade, mas acontece mais do que você pode imaginar.

Bem o que eu te aconselho fazer é ter paciência, bater de frente não adianta e só piora tudo. Tente explicar para seus familiares sobre sua crença, aos poucos eles vão entender, não digo que vão aceitar, mas pelo menos irão respeitar.

- Não sei qual Panteão de Divindades seguir. O que faço?
Resposta: Bem isso é muito comum, mas com o tempo você descobrirá um ou vários panteões que você se identificará, não precisa ter pressa.

- Tenho certa ligação com o Deus único cristão. Ainda sim posso ser pagão?
Resposta: Não importa como você chama a Força Criadora, se é Deus, Deusa, Deus Cornífero, Grande Mãe, Grande Espírito... São apenas nomes, pois todos são a Força Criadora da Natureza. A única coisa que muda é como a chamamos e as formas com as quais nos comunicamos com ela. Mas não confunda, não existe pagão-cristão nem cristão-pagão, são crenças completamente diferentes e não se misturam. Ou você é pagão ou é cristão, não tem como ser as duas coisas.

- Posso fazer rituais sem ser iniciada (o)?
Resposta: Pode sim. A iniciação é vista de maneiras diferentes em cada vertente. Em alguma é fundamental, já em outras não faz diferença alguma. E não existe Bruxaria sem prática, então desde que você tenha consciência e responsabilidade sobre o que está fazendo, pode e dever fazer sim. Rituais não são um privilégio de iniciados.

1 comentários:

Ariadne Castro disse...

Tens um MSN novo, não é verdade? Nunca mais vos encontrei online, já tenho saudades das nossas conversas ;)! Manda-me um mail a dizer qualquer coisa, a ver se retomamos o contacto. Beijinhos ***** Ariadne

Postar um comentário